Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 26 de abril de 2009

APRESSADINHO!!!






Foi realizado um parto de Urgência na VTR-USB02 do SAMU Blumenau no dia 25/04/09 por volta das 02:30hs. A paciente Zilma de 27 anos de idade teve seu 7º filho em trajeto ao Hospital Santo Antônio de Blumenau. Na viatura atuavam o Téc. Enfermagem André P. Balotin e Motorista Socorrista Sidnei Fossa , ambos realizaram o parto de forma que tanto a mãe e o bebê passam bem. Os mesmos foram entregues a equipe da sala de parto que deu seguimento ao atendimento.
Esta matéria foi exibida no Jornal do Almoço do Grupo RBS.
CUIDADOS AO SE REALIZAR UM PARTO DE EMERGÊNCIA.

-Mantenha a calma e dê apoio psicológico à futura mãe.

-Quando as contrações aumentarem de freqüência ou a bolsa de água se romper, mande a parturiente se deitar na superfície preparada de costas ou de lado.

-Quando as contrações passarem a se realizar de três em três minutos ou de dois em dois minutos, o nascimento pode estar prestes a acontecer.

-Mande a paciente deitar de costas, reter a respiração e fazer força, segurando as coxas por trás dos joelhos e puxando a perna. A primeira parte da criança a aparecer é a cabeça. Quando a cabeça começar a aparecer, coloque uma toalha limpa embaixo das nádegas da mãe e outra entre as sua pernas.

-Não se desespere se a cabeça voltar a desaparecer, é normal entre as contrações.

-Ampare a cabeça do bebê com as mãos em concha. Se estiver coberta por uma membrana, retire-a rapidamente.

-Se o cordão umbilical estiver enrolado no pescoço do bebê, coloque um dedo por baixo do cordão até afrouxá-lo o suficiente para passar por cima da cabeça.

-Quando a cabeça estiver saindo, diga à mãe para parar de fazer força para que a criança não seja expelida agressivamente.

-Quando um ombro sair ampare-o e imediatamente sairá o outro.

-Vá amparando o resto do corpo com as mãos à medida que o bebê for saindo. Nunca, em nenhuma fase, puxe o bebê.

-Retire qualquer muco da boca e nariz do bebê com um pano limpo depois que ele acabar de sair. Se o bebê não respirar prontamente, segure-o com a cabeça mais baixa, para que expulse o muco remanescente.

-Depois que o bebê estiver respirando bem, deite-o de costas. Amarre com firmeza o cordão umbilical com os clanpes umbilicais, na falta delesimprovise com uma gase aberta e enrolada. Clampiando a aproximadamente 15 cm e outro a 20 cm do umbigo. Corte entre os dois nós com uma tesoura esterilizada.

-Faça um terceiro clampe se possivel 10 cm do umbigo e cubra o umbigo com um tampão tipo gaze.

-Dê o recém nascido para mãe, bem agasalhado. É bom deixá-lo ainda com a cabeça mais baixa que o resto do corpo para liberar qualquer muco remanescente.

-Envolva a mãe em cobertas enquanto espera a expulsão da placenta, que deve acontecer de 5 a 15 minutos após o nascimento. Coloque um recipiente entre as pernas da mãe para acolher a placenta.

-Se possivel guarde a placenta para mostrar ao médico.

-Condusa os dois (mãe e bebê) com calma ao hospital, ou se ja estiver a caminho continue o trajato com mais cautela.

5 comentários:

  1. Anônimo27/4/09

    otimo ,segurança, e tranquilidade com proficionais assim .... parabems

    ResponderExcluir
  2. Anônimo27/4/09

    Fato a importancia de profissionais bem treinados para saber agir em situações assim. Parabéns aos profissionais do SAMU

    ResponderExcluir
  3. MARY STOLF27/4/09

    PARABENIZO, AGRADEÇO E FELICITO TODO PESSOAL DO SAMU PELOS EXCELENTES TRABALHOS PRESTADOS A COMUNIDADE BLUMENAUENSE E REGIÃO. ACREDITO QUE É ESTE O CAMINHO MAIS EFICAZ DE SE OBTER ÊXITO - O SAMU AJUDANDO A COMUNIDADE E JUNTOS ASSUMIR O COMPROMISSO COM A VIDA DE TODOS, SEM DISTINÇÃO.

    A COORDENAÇÃO DO SAMU DO VALE DO ITAJAI, QUERO DIZER QUE ADMIRO E RESPEITO SEU TRABALHO. PARABENIZO PELO EMPENHO, EFICIÊNCIA E, POR DEMONSTRAR QUE ESTA COORDENAÇÃO VEIO PARA SERVIR E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO, AO TOMAREM NOVAMENTE A INICIATIVA DE REALIZAR CAPACITAÇÕES.

    MEU PROFUNDO AGRADECIMENTO AO RAFAEL E JUNIOR (BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE ASCURRA). VOCÊS MERECEM HONRAS, MEDALHAS E TROFÉUS PELA CAPACIDADE, DEDICAÇÃO E SOLIDARIEDADE.

    MARY STOLF
    BLUMENAU

    ResponderExcluir
  4. Parabens à equipe. O SAMU tem se mostrado de grande valia a população. Um serviço diferenciado que merece respeito e paciência.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar meus companheiros de trabalho André Balotin e Sidnei Fossa por que de certa forma se tornaram pai nesta madrugada de sexta-feira pois ajudaram mais uma vida vir ao mundo fazendo um parto dentro da ambulância.Cada dia mais tenho orgulho em fazer parte dessa equipe que nos mostra a cada plantão o quanto é complexo nosso trabalho.A grande diferença está em gostar do que se faz... parabéns colegas , mas uma vez vcs demonstraram que são muito bom no que fazem!( Mara A. de Melo)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.