Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SOS SAMU.


Se precisar do Samu, ligue na oficina
Com três ambulâncias no conserto, Blumenau depende de veículos emprestados para o atendimento

BLUMENAU - Pelo menos uma das três ambulâncias do Samu que estavam quebradas deve voltar ao trabalho hoje. A previsão é da coordenadora geral da unidade em Blumenau, Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva. Com todos os veículos quebrados, ontem o atendimento foi feito com uma ambulância de Pomerode. Quarta-feira, o socorro veio de Timbó. A Central de Ambulâncias de Blumenau também ficou em alerta, caso houvesse necessidade de reforço.

Segundo Maria Beatriz, a ambulância com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está com problemas elétricos desde o dia 16 e o conserto cabe ao governo estadual. A manutenção das outras duas, que tiveram problemas na suspensão no início desta semana, é responsabilidade do município. Todas estão na oficina.

– A manutenção às vezes demora porque é preciso trocar peças e a oficina não as tem em estoque. Estamos tentando agilizar para ter todas as ambulâncias em funcionamento o mais rápido possível – argumenta.

Mas, apesar da deficiência na infraestrutura, Maria Beatriz garante que ninguém que realmente precisou de atendimento ficou sem auxílio. Casos que necessitaram de ambulância foram atendidos com veículos emprestados.

– Como o Samu é regional, pegamos ambulâncias emprestadas de outras cidades e alteramos a área de atuação de cada uma. Ontem trabalhamos com a de Pomerode. Se houvesse ocorrências por lá, a ambulância de Timbó prestaria socorro – explica.

O empréstimo de ambulâncias vai continuar até que a frota esteja consertada.

Frota de ambulâncias do Samu espera por renovação

Das três ambulâncias que o Samu de Blumenau tem, duas estão com quatro anos de uso e a outra, com um e meio. No entanto, uma norma do Ministério da Saúde estipula que 30% da frota deve ser renovada aos três anos de uso, outros 30% aos quatro e 40% aos cinco. Blumenau, segundo Maria Beatriz, nunca teve as ambulâncias substituídas. A promessa é de que novos veículos cheguem em julho.

– Estamos com as mesmas que tínhamos quando a unidade foi instalada. A mais nova foi substituída, mas só porque houve um acidente em 2008 – afirma.

Até abril, o Samu dispunha de quatro veículos, mas um apresentou problemas no motor e foi aposentado porque não compensava consertá-lo.

Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA
www.santa.com.br
priscila.sell@santa.com.br
PRISCILA SELL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.