Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SOS SAMU.


Se precisar do Samu, ligue na oficina
Com três ambulâncias no conserto, Blumenau depende de veículos emprestados para o atendimento

BLUMENAU - Pelo menos uma das três ambulâncias do Samu que estavam quebradas deve voltar ao trabalho hoje. A previsão é da coordenadora geral da unidade em Blumenau, Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva. Com todos os veículos quebrados, ontem o atendimento foi feito com uma ambulância de Pomerode. Quarta-feira, o socorro veio de Timbó. A Central de Ambulâncias de Blumenau também ficou em alerta, caso houvesse necessidade de reforço.

Segundo Maria Beatriz, a ambulância com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está com problemas elétricos desde o dia 16 e o conserto cabe ao governo estadual. A manutenção das outras duas, que tiveram problemas na suspensão no início desta semana, é responsabilidade do município. Todas estão na oficina.

– A manutenção às vezes demora porque é preciso trocar peças e a oficina não as tem em estoque. Estamos tentando agilizar para ter todas as ambulâncias em funcionamento o mais rápido possível – argumenta.

Mas, apesar da deficiência na infraestrutura, Maria Beatriz garante que ninguém que realmente precisou de atendimento ficou sem auxílio. Casos que necessitaram de ambulância foram atendidos com veículos emprestados.

– Como o Samu é regional, pegamos ambulâncias emprestadas de outras cidades e alteramos a área de atuação de cada uma. Ontem trabalhamos com a de Pomerode. Se houvesse ocorrências por lá, a ambulância de Timbó prestaria socorro – explica.

O empréstimo de ambulâncias vai continuar até que a frota esteja consertada.

Frota de ambulâncias do Samu espera por renovação

Das três ambulâncias que o Samu de Blumenau tem, duas estão com quatro anos de uso e a outra, com um e meio. No entanto, uma norma do Ministério da Saúde estipula que 30% da frota deve ser renovada aos três anos de uso, outros 30% aos quatro e 40% aos cinco. Blumenau, segundo Maria Beatriz, nunca teve as ambulâncias substituídas. A promessa é de que novos veículos cheguem em julho.

– Estamos com as mesmas que tínhamos quando a unidade foi instalada. A mais nova foi substituída, mas só porque houve um acidente em 2008 – afirma.

Até abril, o Samu dispunha de quatro veículos, mas um apresentou problemas no motor e foi aposentado porque não compensava consertá-lo.

Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA
www.santa.com.br
priscila.sell@santa.com.br
PRISCILA SELL

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SAMU na UTI

Ambulâncias do Samu de Blumenau estão quebradas
Atendimento aos pacientes está mantido com duas ambulâncias emprestadas por outros municípios

As três ambulâncias que compõem a frota do Samu de Blumenau estão paradas. Elas estão na oficina para conserto de problemas elétricos e na parte de suspensão. O atendimento, segundo o Samu, está mantido.

Conforme a coordenadora do Samu na cidade, Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva, duas ambulâncias foram deslocadas de outras cidades para atender as ocorrências em Blumenau.

Uma das ambulâncias está no conserto desde semana passada. As outras duas quebraram esta semana. A previsão é de que pelo menos uma delas volte ao trabalho nesta sexta-feira.
JORNAL DE SANTA CATARINA