Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 31 de março de 2009

Atendimento Pré-hospitalar no Mundo.



Os primeiros passos para a organização moderna do serviço de emergência médica foram dados pelo cirurgião chefe do exército de Napoleão Bonaparte, Dominique Larrey, em 1792. Seu objetivo principal era evitar complicações (principalmente gangrena) nas vítimas de ferimento de guerra, mediante o tratamento precoce (imobilização ou amputação), o qual ocorria nos campos de batalha e, freqüentemente, sob fogo inimigo. Após pouco mais de dois séculos, o atendimento pré-hospitalar propõe objetivos e princípios semelhantes ao de Larrey: Iniciar o atendimento precocemente, sem agravar as lesões, oferecendo suporte básico e avançado ao paciente.

Modelos
Existem dois modelos predominantes de serviço de emergência médica no globo: O Anglo-americano e o Franco-alemão. O segundo iniciado nos anos 60 e legalizado em 1986, baseia-se na ampliação do raio de ação do hospital, levando à vítima quase todo tratamento disponível em um hospital. O que permite tal abrangência e especificidade é a utilização da tele-coordenação médica (regulação), a qual possibilita a triagem dos atendimentos e reserva de vagas nos hospitais de referência para vítimas graves. Além disso, o regulador médico tem controle sobre recursos públicos e privados para o atendimento de pacientes.

O modelo Anglo-americano surge nos EUA em 1966, mediante iniciativas da National Highway Traffic Safety Administration e do Departament of Health and Human Services. Dois anos depois foi criado um telefone único para emergência, o famoso 911. O modelo baseia-se em um principio chamado load and go, que preconiza estabilização e transporte rápido dá vítima para o hospital qualificado mais próximo, onde será realizado o tratamento definitivo. Os provedores de saúde neste sistema são os paramédicos, que recebem formação técnica, e atuam sem supervisão médica.

A disputa
Os dois modelos são adotados em diversos países, sendo o sistema Anglo-americano o que possui uma lista maior. Entretanto, não existe nenhum estudo comparativo entre os dois. O modelo anglo-americano tem um custo financeiro maior, mas é facilmente implantado. No sistema franco-alemão o atendimento pré-hospitalar ao paciente é mais amplo e completo, com forte carga de atendimento social. Em contrapartida, sua implementação é complexa e depende da integração de diversas esferas governamentais. Um ponto de tangência entre os dois modelos é que nenhum pretende oferecer o tratamento definitivo ao paciente.

O sistema ideal
Antes de tentar definir qual o melhor modelo de atendimento pré-hospitalar, devemos estabelecer as características locais, através da observação e análise de dados estatísticos e indicadores sociais. O sistema de emergência médica deve visar, acima de tudo, um atendimento de qualidade e eqüidade, proporcionando o bem-estar do paciente

SAMU-SC – 328 vagas - Médico – inscrições até 08/04/2009 – processo seletivo

SAMU-SC – 328 vagas - Médico – inscrições até 08/04/2009 – processo seletivo

A Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina está com inscrições abertas para a contratação de 328 médicos, em caráter temporário, pelo prazo de 12 meses, prorrogável por igual período, para desempenhar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina (SAMU SC).

A remuneração é de R$ 4.200,00 para uma carga horária de 20 horas semanais.
As inscrições ocorrerão somente on line até a data de 08 de abril de 2009, no site

http://www.saude.sc.gov.br, estando vinculadas à entrega de documentação comprobatória.

Editais:
Florianópolis: http://www.saude.sc.gov.br/processos_seletivos/2009/samu2009/EDITAL_022_2009_fpolis.doc

Joinville: http://www.saude.sc.gov.br/processos_seletivos/2009/samu2009/EDITAL_23_2009_Joinville.doc

Lages: http://www.saude.sc.gov.br/processos_seletivos/2009/samu2009/EDITAL_024_2009_lages.doc

Demais cidades: http://www.saude.sc.gov.br/processos_seletivos/2009/samu2009/EDITAL_21_2009_demais_regioes.doc

Número de Vagas

Florianópolis
45
Joinville
27
Lages
13
São José
18
Jaraguá do Sul
09
Canoinhas
09
Mafra
09
Blumenau
27
Rio do Sul
09

Itajaí
09
Balneário Camboriú
27
Criciúma
27
Tubarão
09
Araranguá
09
São Joaquim
09
Joaçaba
18
Curitibanos
09
Chapecó
27
Xanxerê
09
São Miguel D’Oeste
09

domingo, 29 de março de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

Sites importantes

www.samu.saude.sc.gov.br

http://samu.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=category§ionid=22&id=118&Itemid=327 ( APOSTILA SAMU SC )

http://neu.saude.sc.gov.br/ Nucleo de Educação SC

samu.saude.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=172 (PORTARIA DO MINISTÉRO DA SAUDE)

http://pt.wikipedia.org/wiki/SAMU

Se você quer colaborar com o BLOG, envie e-mail com sugestões ou críticas para pefrutuoso@gmail.com

terça-feira, 17 de março de 2009

SAMU Vale do Itajaí realiza capacitação para unificar atendimentos




O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Vale do Itajaí (SAMU promovera durante
os dias 21 e 22 do mês de março, nas dependências da SCR - Secretaria de
Desenvolvemento Regional, cursos de capacitação em Suporte Básico de Vida no trauma,
destinado aos servidores deste respectivo orgão.
O objetivo é unificar o atendimento pré hospitalar do serviço de urgência.

domingo, 15 de março de 2009

Profissão PERIGO

Homem esfaqueia socorrista da SAMU e capitão da BM na Capital
Vítimas foram levadas ao Hospital Cristo Redentor
Um homem em surto psicótico esfaqueou um socorrista da Samu e um capitão da Brigada Militar (BM), na noite desta sexta-feira, na Capital.

Por volta das 21h, o socorrista e o capitão foram chamados por familiares e tentavam dominar o homem quando foram feridos, na Alameda 3 de Outubro, bairro Sarandi.

O capitão Marco Antônio Macedo de Souza levou uma facada no braço e o socorrista identificado como Carlos Evandro levou uma facada na cabeça.

Ambos estão sendo atendidos no Hospital Cristo Redentor. Ainda não há informações do estado de saúde.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2438741.xml

DIA: 13/03/2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

quarta-feira, 11 de março de 2009

Prevenção... Iniciativa SAMU


Samu atende bebê abandonado...

Um bebê de aproximadamente 6 meses foi encontrado abandonado em uma caixa de papelão em um estacionamento no centro de Ferraz de Vasconcelos, município da Região Metropolitana de São Paulo, no início da madrugada desta quarta-feira (11). O menino foi levado ao Hospital Regional da cidade e, segundo informações da Polícia Militar, passa bem. Ele foi "batizado" de Paulo Samuel: o primeiro nome foi sugerido por PMs e o segundo pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o levou ao hospital.Os soldados Jéferson Luiz e Elisângela Martins Roncari, da 3ª Companhia do 32º Batalhão, foram acionados por meio da Central de Operações da PM sobre o caso. O dono de um restaurante foi quem encontrou o bebê. A caixa de papelão estava ao lado do carro dele no estacionamento, qe fica em frente ao restaurante.
Os PMs chegaram ao local por volta das 0h50 e a soldado Elisângela foi a primeira a pegar a criança no colo. "Ele vestia um macacão azul e uma touca branca e estava quentinho, enrolado em um cobertor, dormindo", contou.Na avaliação dos PMs, o bebê foi abandonado depois das 23h. "Ele estava sequinho e choveu na cidade até as 23h", explicou Elisângela. Ela, que não tem filhos, disse ter passado por uma situação semelhante há cerca de dois anos. "Daquela vez encontramos uma menina recém-nascida", contou.
Segundo os policiais, o bebê deveria passar a madrugada toda no hospital e depois ficaria sob a responsabilidade do Conselho Tutelar. O caso foi registrado na Delegacia de Ferraz de Vasconcelos como abandono de incapaz e agora a Polícia Civil deve conduzir uma investigação na tentativa de identificar os responsáveis pela criança.

terça-feira, 10 de março de 2009

Salvamento na areia


— Olha lá, tem uma equipe da SAMU na guarita! É salvamento? — alertou o Luís, segurança da casa.
Imediatamente, o Adriano Carvalho, coordenador da terceira turma, saiu correndo praia afora para descobrir o que estava acontecendo.
E voltou rindo. Mas como?!?
O que de longe parecia um salvamento era, na verdade, uma ocorrência um tanto inusitada.
Acontece que a Sônia de Souza, que tem 59 anos, foi atingida pelo mastro da bandeira da guarita número 75 de Capão da Canoa.
A empresária de Porto Alegre desmaiou na hora. A Equipe de Suporte Básico da SAMU foi acionada, e veio rapidamente socorrer dona Sônia.
Já recuperada do susto, ela contou como foi:
— Eu estava sentada e quando acordei, já estava sendo atendida pelos enfermeiros — conta Sônia.
A bandeira vermelha, que sinalizava perigo no mar, virou perigo na areia.


Fonte: Site Maré Alta. Click RBS. 20/01/09

quinta-feira, 5 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

segunda-feira, 2 de março de 2009

17/01/2009 Acidente mobiliza polícia, bombeiros, Samu e Exército

Acidente mobiliza polícia, bombeiros, Samu e Exército Um acidente envolvendo dois caminhões e um carro no Km 38 da BR-280, em Araquari, matou o motorista Anderson Barbosa, 25 anos, que dirigia um Apolo vinho. O acidente ocorreu sexta-feira por volta das 8h30min. Equipes dos bombeiros voluntários de Guaramirim, Araquari e Joinville, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu e Exército, resgataram um caminhoneiro do acidente. Ele está no hospital.

FONTE:http://www.clicrbs.com.br/busca/diariocatarinense/sc?a=l&t=2009&q=samu&c=423

veja mais fotos em http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=DYNAMIC%2Cgaleria.GalleryDelivery%2CphotosGalleryXml&template=3816.dwt&galeriaid=16301&groupid=422&section=Fotos

PARTO DIA 19/02/2009

A jovem Daniela Bauer, 24 anos, moradora da Itoupava Central, teve uma ajuda inusitada ontem para ter seu bebê. Os pais de Daniela, que estava em trabalho avançado de parto, solicitaram apoio da Polícia Militar, às 7h38min. Os policiais acompanharam a jovem no carro da família, rumo ao hospital, mas o bebê nasceu no interior do veículo.
O Samu foi acionado e terminou o procedimento. A mãe e a criança foram encaminhados para o Hospital Santo Antônio e passam bem.

COMO FUNCIONA AS EMERGÊNCIAS DO SAMU EM BARGA NA ESPANHA

PIADA!!

O enfermeiro corre esbaforido pela rua,
à procura de um interno foragido.
Pede informação ao dono de uma banca de jornal:
- O senhor não viu um louco passar aqui? Ele acabou de escapar.
- Como ele é?
- Baixinho, magrinho e pesa 190 quilos.
- Mas como um baixote magricela pode pesar 190 quilos?
- Eu não te falei que ele é louco?

MAIS DO SAMU CHILE

REALMENTE NÃO É SO NO BRASIL , MAS QUEM TRABALHA NO SAMU É APAIXONADO POR ISSO.......

SAMU FRANÇA HELICÓPTERO

Um está localizado no heliporto do telhado do prédio, logo acima da sala de controle